Parece que no mundo na tecnologia as siglas reinam livremente, desde coisas mais técnicas como S.O.L.I.D. até cargos, como P.O.

E entre as siglas mais conhecidas no desenvolvimento de software, sempre ouvimos sobre AWS, mas o que diabos é AWS?

AWS é um acrônimo para Amazon Web Services, empresa americana prestadora de serviços de computação em nuvem, sendo a maior e mais completa opção quando o assunto é cloud computing, sendo adotada desde pequenas startups até grandes corporações.

Mas porque você precisa saber disso? E por que optar por usar a AWS ou qualquer outro provedor de computação em nuvem?

Quando sua empresa opta por desenvolver um software sob medida, há diversas decisões a tomar, entre elas:

  • Onde sua aplicação será hospedada? Você terá seus próprios servidores ou irá optar por computação em nuvem?
  • Se optar pelos seus próprios servidores, terá a agilidade e segurança necessária para manter e escalar a operacão em casos de picos de uso ou incidentes?
  • Caso opte por computação em nuvem, tem pessoas capacitadas para fazer as melhores escolhas de arquitetura e uso dos serviços que estão a sua disposição?
  • Qual das duas opções faz mais sentido financeiro?

Obviamente há casos e casos, e não existe uma regra sobre quais decisões tomar, mas podemos destacar algumas vantagens da computação em nuvem:

  • Preço: provavelmente uma das maiores vantagens da computação em nuvem seja o custo reduzido em comparação a servidores próprios. Nessa modalidade você paga pelo que utilizar, nada mais, nada menos. Vale lembrar que para ter o máximo de redução de custos é necessários saber utilizar os recursos da plataforma de forma eficiente, não utilize uma bazuca para caçar uma mosca.
  • Variedade: a quantidade de serviços disponíveis a um clique de distância pode até assustar, desde servidores até inteligência artificial, prontos para serem usados, dificilmente você terá essa diversidade de opções se optar por manter seus próprios servidores
  • Disponibilidade: o que acontece se a energia do local onde seus servidores estão acabar? Geradores? E se o servidor pegar fogo? Sua operação para? Quanto dinheiro perdido isso significa? Pois bem, quando você escolhe ter seus servidores em uma cloud como a AWS, esses problemas não são seus problemas, e com um custo extra você pode ter alta disponibilidade do seu sistema, ou seja, caso o continente exploda, seu sistema ainda estará rodando.
  • Inovação: com todos os serviços disponibilizados, é fácil evoluir e adicionar funcionalidades ao seu sistema.
  • Agilidade: se seu negócio decolar e você precisar de mais servidores para atender mais clientes, quanto tempo demora para cotar, comprar, instalar, e por esse servidor em produção? Utilizando computação em nuvem isso demora apenas alguns minutos, ou até mesmo alguns segundos.

Obviamente existem outros provedores de computação em nuvem muito bons, como Azure, Google Cloud Computing, Digital Ocean, etc...

Na hora de escolher compare as opções e veja qual se adequa melhor as suas necessidades.

Cada sistema requer uma escolha diferente, e as vezes até mesmo a escolha de multiplas opções, então não se apegue à uma única solução, ou melhor:

Para quem só sabe usar o martelo, todo problema é prego - Abraham Maslow

Se você tem alguma dúvida entre em contato e te guiaremos pelo processo de escolha da melhor solução para sua necessidade.

Ah! Não esquece de nos seguir no instagram @boomersoficial pra ficar por dentro das novidades ;)