Imagina a seguinte situação: você precisa comprar um carro, quando entra na concessionária encontra poderosos jipes capazes de atravessar florestas sem dificuldades, ​ mas você só precisava de um sedã para levar as crianças à escola.

O que isso tem a ver com desenvolvimento de software? Bem, não muito, mas a analogia se aplica muito bem quando o assunto é Software Customizado vs Software Pronto. Nesse post vamos entender o porquê, e como escolher a melhor opção para sua empresa.

O que levar em consideração?

Quando a questão é sistemas para empresas, há algumas coisas óbvias para se levar em consideração, tais como:

  • Processos: você está disposto a adequar os processos da sua empresa ao software, ou o software tem que se adequar aos processos da sua empresa?
  • Vantagens: quais beneficios o software trará ao seu negócio?
  • Tempo para implantação: em quanto tempo espera que o sistema esteja rodando?
  • Fornecedor: seja uma ​ empresa de desenvolvimento de software ou uma empresa que vende software prontos, é importante que seja uma empresa confiável e estável
  • Preço: qual o budget para o projeto?

Software pronto

Duas das maiores vantagens nas soluções de software prontas com certeza são ​ preço​ e tempo, pois o mesmo software é vendido para diversas empresas, o que faz seu custo ser reduzido, e já está pronto para ser implantado, o que faz com que seu tempo para implantação seja muito menor do que um software customizado. Porém nem tudo são flores.

Há diversos cenários em que softwares prontos atendem adequadamente a necessidade do cliente, por exemplo para supermercados, onde um aplicativo desktop ou uma plataforma web que forneça os recursos essenciais para a operação de um negócio do tipo já é o suficiente.

Uma das desvantagens é o fato de que sua empresa terá que se adequar ao software, trabalhando da maneira como ele te força a trabalhar, e isso pode trazer muitos custos que não são visíveis, como por exemplo burocracias desnecessárias, maior tempo para a realização da mesma tarefa, treinamento do pessoal que irá utilizar o software, entre outros.

E o que acontece se por uma necessidade do seu negócio, você precisa de uma alteração ou extensão no software? Possivelmente a empresa que desenvolveu o software esteja disposta a fazer a alteração, mas a um custo alto. Outras vezes isso nem será possível, já que o software não foi preparado para acomodar tal demanda.

É melhor nem pensarmos o que acontece caso a empresa feche!

Software customizado

Software customizado traz diversas vantagens, no entanto o investimento inicial no desenvolvimento será maior do que comprar um software pronto, além do tempo necessário para criação e implantação da solução.

O fato do software se moldar aos processos e políticas específicos do seu negócio traz maior eficiência para sua empresa, afinal você não quer ter que passar por 8 telas para realizar uma venda sendo que 2 são o suficiente, não é ?!

Provavelmente o maior benefício que o software customizado pode trazer é a flexibilidade para acomodar as alterações que o seu negócio demanda conforme ele evolui.

A longo prazo essa solução se torna o melhor custo-benefício possível, pois traz flexibilidade, eficiência, segurança e redução de custos à sua empresa.

Além do mais, empresas desenvolvedoras de software geralmente trazem outros serviços importantes atrelado ao desenvolvimento de software, como devops, backend, testes automatizados de software, refatoração, manutenção e sustentação.

Ainda tem alguma dúvida sobre qual escolher? Manda uma mensagem pra gente que te
ajudamos a fazer a melhor escolha.

Ah! Não esquece de nos seguir no instagram, @boomersoficial !